sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Auto-análise

Hoje resolvi começar a fazer uma auto-análise sobre os meus erros alimentares, encontrei este artigo num site:

"As dietas implicam a restrição ou proibição de determinados alimentos, certo? Não necessariamente, muitas vezes uma dieta resulta melhor quando existe uma substituição dos alimentos por outros mais saudáveis e com menos calorias, garantindo uma dieta equilibrada. Estas trocas para além de ajudarem a perder peso servem sobretudo para manter o peso ideal.
Trocas:
Pão normal ( branco) pela versão integral.
Leite gordo pelas versões magras e desnatadas
Legumes enlatados pelos legumes naturais
Batatas fritas por batatas cozidas
Cereais de chocolate por cereais integrais, é importante ler a composição dos cereais, porque muitos cereias integrais são ricos em açúcar
Carnes vermelhas por carnes brancas
Doces por frutas
Maionese por maionese light ou 0% colesterol
Frango com pele por frango sem pele (retire a pele antes de cozinhar).
Arroz branco por arroz integral."


E ao olhar para ele chego à conclusão que afinal não cometo assim tantos erros.
Ora vejamos:

Só como pão de mistura
Bebo leite de soja (deixei de beber leite de vaca há mais de 3 anos)
Só como peixe e carnes brancas, vaca e porco deixei de comer há cerca de 6 meses
Detesto cereais com chocolate, só como aqueles com morangos (não me lembro o nome)
Não como a pele do frango
Raramente como batatas fritas (só quando o rei faz anos :-P)
E ás vezes como arroz integral (nem sempre, mas como...)

Em relação à água, também bebo sempre (todos os dias) cerca de 1,5lt/2lt, há vários anos que o faço...
Com isto tudo, continuo a não perder peso, a vestir o nº 40 (às vezes o 42)... tendo em conta que só tenho 1,56m...

Hoje por exemplo, o meu almoço foi :
Sopa de legumes
Peixe frito com arroz de tomate e uma salada
Sobremesa: bolo de passas (caseiro e sem creme)

erro: o bolo!!!!

E pronto, é assim a minha vida, não consigo resistir a algumas tentações...

4 comentários:

  1. Olá linda,
    Antes de mais quero agradecer a tua visita ao meu blog.
    Depois além do bolo esqueceste-te de referir outro erro: O PEIXE FRITO
    Eu tb adoro carapauzinhos pequenos fritos com arroz de tomate!! Grrrrrrrrrrrrr
    Sabes eu adoptei um sistema que li num livro que comprei e que já referi no meu blog:
    Chego a casa, depois do trabalho, pelas 18.05
    Pelas 18.15 como um prato de sopa e depois já não como mais nada de consistente.
    Se me deitar tarde bebo um copo de leite.
    Experimenta. Ao jantar não devemos comer mt.
    Olha a minha pecanininha tb tem 5 kg a mais do que deveria de ter.
    O pediatra tb mandou fazer-lhe dieta. Mas em meio ano não perdeu nada.
    E ela é mt mexida, faz natação e tudo... Mas eu acho k é o leite que a engorda
    Ela bebe mais de 1 litro de leite por dia, avontade.
    Mas eu espero que mais uns tempinhos ela mude.
    Sempre foi esqueletica até aos 7 anos. Depois mudou radicalmente!!
    Enfim..
    Bjinhos e bom fim de semana
    Até mais ler

    ResponderEliminar
  2. Olá ... eu identifico-me mais ou menos como tu, sabes sempre tive uma alimentação cuidada, e os kilos fazem questão em se manter aqui bem firmes, mas eu ao contrario de ti, nem toco em doces, nem em fritos... PIOR UM POUCO. Penso tem tudo a ver em não fazer ginástica, pois quando a faço os resultados saltam á vista.

    Boa sorte para a tua RA

    ResponderEliminar
  3. Olá :)

    Olha eu na alimentaçao nao faço grandes asneiras, o mal é se me passa um bolo pela frente eheheheh..
    A mim o Póvoas para já está a resultar, como disse à Cris, num mes perdi 4kg, coisa que sózinha só com a dieta nao aconteceu.
    Ao fim de quase 6 meses de dieta sem grandes resultados, tomei essa decisao e para já nao me arrependo.

    Em relaçao ao leite de soja, é excelente quando se tem o colesterol elevado porque nao tem gordura, mas se comparares com um pacote de leite magro tem muito mais açucar.. há alimentos que levam ao engano,nada como ler muito bem os rótulos ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. olá!
    isto está complicado.
    a dieta dos pontos estive a ver e acho muito complicado, é melhor a dieta das notas.
    mas ainda nao me decidi!!
    bjkas

    ResponderEliminar